HP Pavilion dv5 2050 Black cherry veio com defeito de fábrica e a HP não conserta nem troca

Adquiri, em fevereiro deste ano, um notebook HP Pavilion dv5 2050 Blackcherry por meio do televendas da HP – (11) 4003-5403; recebi o notebook alguns dias depois com uma nota fiscal do Ponto Frio, empresa com a qual em nenhum momento fiz negócio e que também só me causou aborrecimento.

Desde que recebi meu aparelho nunca consegui utilizar a webcam. Por crer que se tratava de inabilidade minha, já que não pensava que poderia receber um equipamento da HP novo com defeito, quando dispunha de tempo à noite, após o trabalho, ia pesquisando atualizações para fazê-la funcionar.

Após três meses, em conversa com uma amiga por meio do programa Messeger, recebi um convite para utilizar a câmera e percebi que realmente havia algo errado com meu computador. Entrei em contato com a assistência da HP que, depois de diversos procedimentos, constatou que se tratava de um defeito físico do aparelho e que este deveria ir para assistência técnica durante um mês.

Recusei este tipo de procedimento, já que o aparelho é novo (três meses na época) e já veio com defeito de fábrica, e procurei contatar a HP para viabilizar a troca. Um dos técnicos da HP informou que somente a loja, de boa vontade, poderia trocar o aparelho 7 dias após a data registrada na nota fiscal.

Embora eu tenha comprado na HP e não na Ponto Frio, entrei em contato com a ouvidoria da loja Ponto Frio, que chegou a considerar o pedido de troca, mas depois voltou atrás e encaminhou o problema para HP. Já a ouvidoria da HP, nem se deu ao trabalho de me responder.

Para piorar ainda mais esta situação, descobri no folheto de Garantia limitada e Suporte técnico da HP, que vem junto com o aparelho, que esta empresa utiliza peças remanufaturadas em seus produtos:

“(…) os produtos HP podem conter peças remanufaturadas equivalentes a novas ou que tenham sido submetidas a uso ocasional, sendo que tais peças não comprometem a funcionalidade do produto. Da mesma forma, os produtos HP podem ser reparados com tais peças (…)” (p. 2)

Me senti [editado pelo Reclame Aqui] por ter comprado um aparelho novo que já veio com defeito de fábrica e não ter conseguido efetuar a troca e, também, por descobrir somente após a compra que a HP utiliza peças remanufaturadas em seus aparelhos ou no conserto destes. Esta informação deveria estar estampada em uma etiqueta na tela dos aparelhos HP, pois o cliente tem do direito de saber, antes de comprar estes produtos, que eles podem ser produzidos com peças e componentes remanufaturados e que, se houver defeitos, que podem ser reparados com peças desta natureza.

Os demais trechos abaixo somente comprovam o profundo descaso que a empresa HP tem com seus clientes:

“(…) A HP garante que o produto HP e todos os componentes internos do produto adquirido da HP estão livres de defeitos de matéria-prima ou fabricação sob condições normais de uso (…)
Se a HP receber, durante o período de garantia aplicável, notificação de um defeito em um produto de hardware que esteja coberto pela garantia, o produto comprovadamente defeituoso por fato imputável à HP será reparado pela HP ou substituído por outro da mesma espécie em perfeitas condições de uso, podendo ser um produto recondicionado, desde que tenha desempenho e confiabilidade equivalentes a um equipamento novo e que tenha funcionabilidade no mínimo igual à do produto que venha a substituir. Caso nenhuma das alternativas acima tenha sido adotadas pela HP no prazo previsto na legislação em vigor, ou caso o consumidor não tenha concordado com a substituição por um produto recondicionado, observar-se-á o contido no art. 18, §1º, incisos, I, II, III do Código de Defesa do Consumidor.” (páginas 2 e 3)

Veja que, o que era uma possibilidade nos primeiros dois grifos (receber um produto novo ou recondicionado), passou a ser uma única alternativa no terceiro grifo (a substituição por um produto recondicionado). Além do que a afirmação de que “a HP garante que o produto HP e todos os componentes internos do produto adquirido da HP estão livres de defeitos” só pode ser retórica, ou seja, neste caso, [editado pelo Reclame Aqui], já que recebi um produto novo, cujos técnicos da HP detectaram defeito de hardware (físico).

Afirmar que “os produtos HP podem conter peças remanufaturadas equivalentes a novas ou que tenham sido submetidas a uso ocasional, sendo que tais peças não comprometem a funcionalidade do produto” só pode ser uma piada de mau gosto, de modo que é bom que se diga: PEÇAS REMANUFATURADAS TEM VIDA ÚTIL MENOR SIM DO QUE PEÇAS NOVAS FEITAS DENTRO DE PARÂMETROS CONFIÁVEIS DE QUALIDADE, DIZER O CONTRÁRIO É OBRA DE UM ADVOGADO QUE DESEJA PROTEGER A EMPRESA E INSULTAR A INTELIGÊNCIA DOS CLIENTES DESTA. Quando foi que os engenheiros da HP optaram por utilizar peças remanufaturadas para reduzir custos? Jamais pensei que a HP procedia desta forma, e se o soubesse não teria comprado um notebook com vocês.

Já estou profundamente insatisfeito com a marca e empresa HP que mostrou ser de péssima qualidade e sem ética, já que oculta dos clientes onde de fato este está realizando suas compras. Acrescenta-se à minha insatisfação o fato de ter comprado um aparelho novo e ainda não ter conseguido usá-lo em seus recursos; o fato de a loja Ponto Frio não ter optado por resolver esta pendência amigavelmente e; toda esta perda de tempo e desgaste para conseguir simplesmente trocar o aparelho, o que seria uma forma apenas de amenizar estes transtornos, já que meu real desejo seria não possuir aparelhos da HP nem fazer negócios nas lojas Ponto Frio, ou seja, receber meu dinheiro de volta.

Infelizmente, por tudo o que foi dito, só posso concluir que comprar na HP é uma loteria, pois não há garantia alguma de que um produto complexo como um computador esteja novo e funcionando integralmente, ou ainda que funcionará por mais de dez dias. E o pior e que, se o defeito for detectado somente no oitavo dia, uma loja como o Ponto Frio certamente não trocará o produto.

http://www.reclameaqui.com.br/1385367/hewlett-packard-hp/notebook-da-hp-ja-veio-com-defeito-de-fabrica-mas-o-prazo-de/

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